O COMÉRCIO TAMBÉM
DEFENDE A VIDA


Retomar de forma segura

24.381

O que é?

COVID-19 é provocada por uma variação de coronavírus chamada SARS-CoV-2.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são: febre, dor de garganta ou coriza, tosse e falta de ar.

Como é transmitida?

A transmissão da COVID-19 ocorre por contato.

Mantenha as mãos limpas sempre que possível.

Considere sempre suas mãos "sujas", lavando-as com água e sabão até a altura dos punhos várias vezes ao dia. E, após secá-las, complete a higienização com álcool em gel 70%.

Evite tocar os olhos, nariz e boca!

Ao tossir, espirrar ou bocejar cubra nariz, boca com um lenço limpo ou com o cotovelo, evitando ao máximo o contato do rosto com as mãos.

Mantenha sempre o distanciamento social!

O ideal são 2 metros de distância de uma pessoa a outra, evitando qualquer contato físico: abraços, beijos, apertos de mãos.

Usar máscaras protetoras

Usá-las adequadamente cobrindo boca e nariz e, para casos extremos de maior proximidade entre pessoas, estabelecer o uso de protetores faciais (face shield) e luvas.

65,1%

Participação do setor de serviços no PIB goiano.

65,6%

Setor de serviços representa a maioria do fluxo de produção do Estado.

6,9 bi

de dólares em exportações no ano de 2017

Agronegócio

Plantar cuidados para colher bons frutos.

Medidas de prevenção

Comércio com loja física

Empresários e colaboradores unidos para proteger.

Medidas de prevenção

Comércio com loja virtual

Entregue segurança a quem confia na sua marca.

Medidas de prevenção

Serviços a distância

Tome as medidas necessárias para proteger colaboradores.

Medidas de prevenção

Serviços in loco

Receba seus clientes com o carinho e cuidado.

Medidas de prevenção

Indústria

Se prevenir para produzir com segurança.

Medidas de prevenção
Agronegócio

Plantar cuidados para colher bons frutos no futuro.

01

Evite fazer o trajeto campo-cidade ou cidade-campo

Evitar ir à cidade e, apenas quando for necessário, ir somente 1 pessoa. E ao voltar da cidade, retirar os sapatos antes de entrar em casa e deixá-los do lado de fora, indo direto para o banho e depois colocar as roupas que usou para lavar (separadamente das demais). Os produtores que moram na cidade devem evitar idas ao campo, utilizando equipamentos e aplicativos para comunicação remota, ou podem optar por “morar” no campo até que o período de risco biológico termine.

02

Troque calçados de couro por botas de borracha

Preferir botas de borracha, pois seu material facilita a higienização. Higienize-as com água e sabão, todos os dias após chegar em casa, para serem usadas no dia seguinte. Os técnicos que fazem visitas às propriedades rurais também devem usar botas de borracha, higienizando-as várias vezes ao longo do dia com álcool 70% ou com uma solução de água sanitária em spray.

03

Manter locais de uso comum bem ventilados

Deixar janelas abertas e fazer a manutenção e limpeza dos filtros e dutos do ar condicionado.

04

Usar máscaras protetoras

Usá-las adequadamente cobrindo boca e nariz e, para casos extremos de maior proximidade entre pessoas, estabelecer o uso de protetores faciais (face shield) e luvas. Manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros.

05

Fornecer produtos para cuidados de higiene pessoal

Água potável, sabão e álcool em gel 70% são os itens que devem estar à disposição de todos no ambiente rural, bem como instruções (em cartazes, por exemplo) sobre as medidas preventivas adequadas: como a utilização de máscaras o tempo todo, lavar as mãos com água e sabão com frequência e utilizar o álcool em gel 70% para completar a higienização.

Comércio com loja física

Empresários e colaboradores unidos para manter a segurança de seus clientes.

01

Manter locais de uso comum bem ventilados

Deixar janelas abertas e fazer a manutenção e limpeza dos filtros e dutos do ar condicionado.

02

Usar máscaras protetoras

Usá-las adequadamente cobrindo boca e nariz e, para casos extremos de maior proximidade entre pessoas, estabelecer o uso de protetores faciais (face shield) e luvas. Manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros.

03

Estabelecer medidas para distanciamento social

Funcionários e clientes devem manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros, tanto em ambientes internos quanto nos externos. Para isso, pode-se demarcar e organizar filas de espera e, também, sinalizar a proibição de determinados espaços, por exemplo.

04

Reduzir o expediente para 4 horas por dia

O expediente pode ser reduzido respeitando os horários de abertura determinados pela prefeitura da cidade onde o estabelecimento se encontra. A medida evita a concentração de pessoas nas ruas e dentro das lojas.

05

Fornecer produtos para cuidados de higiene pessoal

Água potável, sabão e álcool em gel 70% são os itens que devem estar à disposição de todos no ambiente, bem como instruções (em cartazes, por exemplo) sobre as medidas preventivas adequadas: como a utilização de máscaras o tempo todo, lavar as mãos com água e sabão com frequência e utilizar o álcool em gel 70% para completar a higienização.

06

Instalar sistemas de triagem

Conferir a temperatura dos colaboradores e, se possível, dos clientes utilizando um termômetro infravermelho. Diante de casos suspeitos com temperatura acima de 37 C°, encaminhar a pessoa para atendimento médico evitando seu contato com as outras pessoas do ambiente.

07

Flexibilizar o modo de trabalho dos colaboradores

Aos colaboradores que possuam trabalho com possibilidade de ser remoto, disponibilizar o cumprimento do expediente em casa. Essa medida serve especialmente para aqueles que são ou convivem com pessoas de grupos de risco, como idosos ou cidadãos com doenças crônicas.

08

Liberar colaboradores com filhos pequenos

Permitir que colaboradores com filhos pequenos sejam liberados, uma vez que não tenham lugar (creche ou escola) para os deixarem durante o expediente.

09

Manter a higienização do ambiente

Estabelecer a higienização de maçanetas de portas, pisos e do banheiro usando uma solução de água sanitária (1 parte de água sanitária para 19 partes de água). De preferência no início e no final do expediente e, a cada 3 horas, durante o funcionamento do estabelecimento.

10

Orientar os colaboradores

Fornecer produtos de higiene para limpeza e desinfecção dos instrumentos de trabalho (canetas, computadores, telefones, balcões, etc.). Orientar os colaboradores sobre os cuidados que devem tomar também no trajeto e ao adentrar em casa quando chegar do trabalho: deixar os calçados na entrada, retirar e imediatamente colocar para lavar as roupas que estiver usando, tomar banho imediatamente e não entrar em contato com os outros moradores da casa até que esses procedimentos sejam realizados.

11

Estabelecer canal para tirar dúvidas

Estabelecer um canal direto e eficaz (Whatsapp, por exemplo) para sanar as dúvidas dos clientes sobre essas mudanças para prevenir o contágio da COVID-19.

12

Oferecer a opção de entrega em domicílio

Estudar a possibilidade de abrir para serviços de entrega a domicílio ou no estilo drive thru, evitando aglomerações e a circulação de pessoas no estabelecimento comercial.

01

Manter os cuidados de higiene pessoal

Redobrar os cuidados pessoais durante a estada no estabelecimento comercial, lavando as mãos (esfregando dedos, unhas, punho, palma e dorso) com frequência e utilizando água e sabão e, logo após a secagem, utilizar álcool em gel 70%.

02

Usar máscaras protetoras

Usá-las adequadamente cobrindo boca e nariz e, para casos extremos de maior proximidade entre pessoas, estabelecer o uso de protetores faciais (face shield) e luvas. Manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros.

03

Manter a higienização dos instrumentos de trabalho

Canetas, computadores, telefones e balcões, por exemplo, devem ser higienizados diariamente.

04

Manter os cuidados com o ambiente de trabalho

Auxiliar na manutenção dos cuidados no ambiente de trabalho em geral, especialmente, nos locais de uso comum. Deixando-os bem ventilados com janelas abertas e seguindo a manutenção e limpeza dos filtros e dutos do ar condicionado.

05

Estabelecer medidas para distanciamento social

Funcionários e clientes devem manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros, tanto em ambientes internos quanto nos externos. Para isso, pode-se demarcar e organizar filas de espera e, também, sinalizar a proibição de determinados espaços, por exemplo.

06

Manter os cuidados ao chegar em casa

Seguir os cuidados necessários no trajeto e ao chegar do trabalho em casa: deixar os calçados na entrada, retirar e imediatamente colocar para lavar as roupas que estiver usando, tomar banho e não entrar em contato com os outros moradores da casa até que esses procedimentos sejam realizados.

Comércio com loja virtual

Entregue segurança a quem confia na sua marca.

01

Usar máscaras protetoras

Usá-las adequadamente cobrindo boca e nariz e, para casos extremos de maior proximidade entre pessoas, estabelecer o uso de protetores faciais (face shield) e luvas. Manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros.

02

Fornecer produtos para cuidados de higiene pessoal

Água potável, sabão e álcool em gel 70% são os itens que devem estar à disposição de todos no ambiente, bem como instruções (em cartazes, por exemplo) sobre as medidas preventivas adequadas: como a utilização de máscaras o tempo todo, lavar as mãos (esfregando dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão com frequência e utilizar o álcool em gel 70% para completar a higienização.

03

Instalar sistemas de triagem

Conferir a temperatura dos colaboradores e, se possível, dos clientes utilizando um termômetro infravermelho. Diante de casos suspeitos com temperatura acima de 37 C°, encaminhar a pessoa para atendimento médico evitando seu contato com as outras pessoas do ambiente.

04

Ofertar a opção “entrega sem contato”

Na “entrega sem contato” o pagamento é realizado de maneira virtual previamente e o entregador deixa o pacote à porta do cliente ou dá abertura para que ele próprio pegue o pacote dentro da mochila de entrega.

01

Avaliar o parceiro terceirizado

Avaliar se o parceiro que faz as suas entregas está cumprindo as medidas de segurança e higienização, e estabelecer comunicação constante com esse para manter a segurança no atendimento ao cliente.

02

Deixar os produtos preparados para entrega

Checar a higienização e desinfecção de embalagens dos produtos antes de saírem do estabelecimento pelas “mãos” do terceirizado.

Serviços a distância

Tome as medidas necessárias para proteger seus colaboradores.

01

Manter a higienização dos instrumentos de trabalho

Canetas, computadores, telefones e balcões, por exemplo, devem ser higienizados diariamente.

02

Manter os cuidados com o ambiente de trabalho

Auxiliar na manutenção dos cuidados no ambiente de trabalho em geral, especialmente, nos locais de uso comum. Deixando-os bem ventilados com janelas abertas e seguindo a manutenção e limpeza dos filtros e dutos do ar condicionado.

03

Usar máscaras protetoras

Usá-las adequadamente cobrindo boca e nariz e, para casos extremos de maior proximidade entre pessoas, estabelecer o uso de protetores faciais (face shield) e luvas. Manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros.

04

Fornecer produtos para cuidados de higiene pessoal

Água potável, sabão e álcool em gel 70% são os itens que devem estar à disposição de todos no ambiente, bem como instruções (em cartazes, por exemplo) sobre as medidas preventivas adequadas: como a utilização de máscaras o tempo todo, lavar as mãos (esfregando dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão com frequência e utilizar o álcool em gel 70% para completar a higienização.

05

Instalar sistemas de triagem

Conferir a temperatura dos colaboradores e, se possível, dos clientes utilizando um termômetro infravermelho. Diante de casos suspeitos com temperatura acima de 37 C°, encaminhar a pessoa para atendimento médico evitando seu contato com as outras pessoas do ambiente.

06

Digitalizar processos de trabalho

Para evitar contatos eventuais com clientes ou terceiros uma solução é a digitalização de alguns processos, como o envio de documento por e-mail, utilizar plataformas virtuais para controlar o fluxo de trabalho entre os colaboradores, utilizar aplicativos de videoconferência para fazer reuniões, usar o WhatsApp para tratar assuntos ao longo do dia e fazer pagamentos por aplicativos online.

Serviços in loco

Receba seus clientes com o carinho e cuidado.

01

Atender somente clientes agendados

Seguir rigorosamente o atendimento por agendamento, marcando horários com tempo suficiente para atendimento e limpeza/desinfecção do ambiente para receber o próximo cliente. Orientar os clientes previamente sobre as medidas necessárias, como o uso de máscara durante sua permanência no estabelecimento.

02

Manter a higienização dos instrumentos de trabalho

Higienizar os utensílios, aparelhos e produtos de trabalho, especialmente se esses têm contato físico direto com o cliente.

03

Manter os cuidados com o ambiente de trabalho

Deixar os ambientes, especialmente os de uso comum, bem ventilados com janelas abertas e seguindo a manutenção e limpeza dos filtros e dutos do ar condicionado.

04

Usar máscaras protetoras

Usá-las adequadamente cobrindo boca e nariz e, para casos extremos de maior proximidade entre pessoas, estabelecer o uso de protetores faciais (face shield) e luvas. Manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros.

05

Fornecer produtos para cuidados de higiene pessoal

Água potável, sabão e álcool em gel 70% são os itens que devem estar à disposição de todos no ambiente, bem como instruções (em cartazes, por exemplo) sobre as medidas preventivas adequadas: como a utilização de máscaras o tempo todo, lavar as mãos (esfregando dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão com frequência e utilizar o álcool em gel 70% para completar a higienização.

06

Instalar sistemas de triagem

Conferir a temperatura dos colaboradores e, se possível, dos clientes utilizando um termômetro infravermelho. Diante de casos suspeitos com temperatura acima de 37 C°, encaminhar a pessoa para atendimento médico evitando seu contato com as outras pessoas do ambiente.

07

Flexibilizar o modo de trabalho dos colaboradores

Aos colaboradores que possuam trabalho com possibilidade de ser remoto, disponibilizar o cumprimento do expediente em casa. Essa medida serve especialmente para aqueles que são ou convivem com pessoas de grupos de risco, como idosos ou cidadãos com doenças crônicas.

08

Liberar colaboradores com filhos pequenos

Permitir que colaboradores com filhos pequenos sejam liberados, uma vez que não tenham lugar (creche ou escola) para os deixarem durante o expediente.

09

Manter a higienização do ambiente

Estabelecer a higienização de maçanetas de portas, pisos e do banheiro usando uma solução de água sanitária (1 parte de água sanitária para 19 partes de água). De preferência no início e no final do expediente e, a cada 3 horas, durante o funcionamento do estabelecimento.

Indústria

Se prevenir para produzir com segurança

01

Manter os cuidados com o ambiente de trabalho

Auxiliar na manutenção dos cuidados no ambiente de trabalho em geral, especialmente, nos locais de uso comum. Deixando-os bem ventilados com janelas abertas e seguindo a manutenção e limpeza dos filtros e dutos do ar condicionado.

02

Usar máscaras protetoras

Usá-las adequadamente cobrindo boca e nariz e, para casos extremos de maior proximidade entre pessoas, estabelecer o uso de protetores faciais (face shield) e luvas. Manter o distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros.

03

Disponibilizar produtos para cuidados de higiene pessoal

Água potável, sabão e álcool em gel 70% são os itens que devem estar à disposição de todos no ambiente, bem como instruções (em cartazes, por exemplo) sobre as medidas preventivas adequadas: como a utilização de máscaras o tempo todo, lavar as mãos (esfregando dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão com frequência e utilizar o álcool em gel 70% para completar a higienização.

04

Reduzir a quantidade de trabalhadores

Fazer escala e revezamento de turnos entre o trabalhadores, para reduzir a quantidade de pessoas em circulação no estabelecimento.

05

Manter a higienização do ambiente

Estabelecer a higienização de maçanetas de portas, pisos e do banheiro usando uma solução de água sanitária (1 parte de água sanitária para 19 partes de água). De preferência no início e no final do expediente e, a cada 3 horas, durante o funcionamento do estabelecimento.

06

Liberar colaboradores com filhos pequenos

Permitir que colaboradores com filhos pequenos sejam liberados, uma vez que não tenham lugar (creche ou escola) para os deixarem durante o expediente.

07

Orientar os colaboradores

Fornecer produtos de higiene para limpeza e desinfecção dos instrumentos de trabalho (canetas, computadores, telefones, balcões, etc.). Orientar os colaboradores sobre os cuidados que devem tomar também no trajeto e ao adentrar em casa quando chegar do trabalho: deixar os calçados na entrada, retirar e imediatamente colocar para lavar as roupas que estiver usando, tomar banho imediatamente e não entrar em contato com os outros moradores da casa até que esses procedimentos sejam realizados.

Use máscara

Passo 01

Higienize as mãos antes de colocar a máscara

Passo 02

Sua máscara deve ser de uso individual

Passo 03

Se precisar de ajuste use os elásticos laterais

Passo 04

Após o uso a máscara deverá ser lavada

COMÉRCIO SEGURO:
COM O CORONAVÍRUS NÃO TEM NEGÓCIO.